Aquela vez que fui na expo do Castelo Rá-Tim-Bum

Hoje colei lá no MIS (Museu da Imagem e do Som) pra ver a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum. Nostalgia, ansiedade, crianças descontroladas e adultos fazendo biquinho em selfie. Não fosse um dos meus programas favoritos quando criança, seria a fórmula perfeita pra um dia de merda. E quase foi.

Achei no mínimo engraçado ter uma criançada de uns 5 ou 6 anos de idade no máximo por lá. Quando eles nasceram, o programa já nem passava mais, talvez nem conseguiram pegar uma reprise. Minha ansiedade por ver de perto aquele universo que me acompanhou durante a infância junto com Doug, Tintin e Babar na TV Cultura era tão grande, que por um segundo cheguei a pensar “moça, desculpa falar mas seu filho não sabe nem quem é o desgraçado do Naruto, quanto mais o sobrinho do Dr Victor. Essa criança não tem a menor dimensão da genialidade dessa exposição.”

E nem tem que saber mesmo. São crianças, caralho. E antes que a irritação tomasse conta de mim na forma de uma horda de crianças correndo e gritando, me senti escroto por, mesmo por uma fração de segundo, achar que elas não merecessem estar naquela exposição. Tá errado, fi.

Castelo Rá-Tim-Bum foi extremamente marcante pra mim e pros meus irmãos pelo teor fantástico e educativo ao mesmo tempo. Foi uma época incrível, um programa tão genial que não quis me entregar ao egoísmo de achar que só quem vivenciou aquilo é merecedor do acesso à expo. Criança tem mais é que correr pra lá e pra cá mesmo, e se os pais dela querem tirar foto com os manequins do Tíbio e Perônio fazendo biquinho, pau no meio do cu bronzeado deles. Estive ocupado demais vendo os croquis, os rascunhos, os testes de figurino, os bonecos e a cenografia de um divisor de águas na produção audiovisual brasileira. Ok, se eu disser que não passei ridículo tirando uma foto com a Adelaide, estarei mentindo haha.

Enfim, a expo foi muito bem arquitetada, o conteúdo é extremamente completo e incrível, e vale cada minuto da espera. E, tirando a equipe do MIS que pareceu ser orientada a desencorajar o pessoal que chegava pra tentar ingresso, o Museu está de parabéns pela organização. Se você ainda não foi, vá. E se tiver filho, leve: todo mundo tem que conhecer o Castelo mais foda de todos os tempos. Chupa Hogwarts.

Aquele beijo no cu de quem teve uma injeção de nostalgia na veia hoje.

PANO_20141015_183050

Deixe um comentário